1 ano de Mátria Parque de Flores
A festa reuniu centenas de visitantes no último sábado em torno dos jardins, da gastronomia e da música do cantor e compositor Duca Leindecker. Voo de helicóptero foi a novidade da tarde de programação especial.

O 26 de novembro, data de inauguração do Mátria, foi comemorado com uma programação especial, em tarde de sol na Serra. Ao completar um ano aberto ao público, o maior parque de flores das Américas celebrou conquistas e projeta 2023 com muitas novidades. O evento teve patrocínio STIHL e Patagônia.
O fogo de chão à beira do lago foi a primeira atração do dia. Por volta das 11h, o assado de salmão defumado do chef Lara começou a ser servido. O prato chamado “Barbacoa” tem inspiração em povos originários e trouxe a leveza da primavera e um sabor diferenciado. Houve ainda quem optou por risoto de queijos com filé, elaborado pelo chef da casa, Gregory Torres. O sistema open food se estendeu até as 15h30 e o público degustou espumantes e vinhos Jolimont.
A inauguração do heliporto ocorreu por volta das 13h, com a chegada da aeronave da Tri Táxi Aéreo. O pouso suave próximo ao restobar chamou a atenção no dia do aniversário, mas o vento não permitiu muitas partidas. O público pode sobrevoar o parque para observar os jardins floridos.
Minutos antes da atração principal, o diretor do Mátria, Fernando Piazza, acompanhado da família, agradeceu ao público, aos fornecedores, aos patrocinadores e também à equipe Mátria, pelo sucesso dos primeiros 365 dias do parque, projetando crescimento para 2023.
Duca Leindecker subiu ao palco, montado ao lado do Restobar, às 17h. Ao lado do filho Guilherme e de Claudio Mattos, na bateria, o guitarrista apresentou o show TRIÂNGULO, mesclando com os hits da carreira. Logo no início do show, Duca anunciou a participação de Alemão Ronaldo, músico com quem iniciou a carreira e atuou na Bandaliera por muitos anos. A dupla cantou “Pinhal” e o clássico do rock gaúcho “Campo Minado”. Alemão ainda voltou para o bis.
A tarde de aniversário teve ainda DJ, que se apresentou antes e após o show. O dia de aniversário incluiu passeios de barco a remo, scooters, bikes, carrinhos elétricos e foi comemorado também no restaurante Faullia e na Casa Verde, o espaço de comida natural do parque, “O Arbóreo”.
Ao longo do primeiro ano de funcionamento, o Mátria atraiu e encantou mais de 45 mil visitantes. O acervo é de mais de 300 espécies, espalhadas por 30 jardins em uma área de 50 hectares. O total já semeado chega a 9 milhões.